Ho’oponopono: técnica de autocura havaiana

Ho’oponopono é uma técnica de autocura havaiana grátis, super simples e muito intuitiva. Verdadeiramente não tem fórmula rígida ou jeito certo de ser feita. Consiste, resumidademente, em repetir as quatro frases: “Sinto muito”, “Me perdoe”, “Eu te amo”, “Eu sou grata”, na ordem que seu coração mandar e por quantas vezes você sentir que deve repetir.

Uma vez perguntado sobre o fato de que algumas pessoas não se sentem confortáveis em dizer “Sinto muito” e “Me perdoe” o Dr. Hew Len disse para simplesmente repetir “Eu te amo” e “Eu sou grato”.

O importante mesmo é começar, em algum momento você vai querer repetir 108 vezes, outras vezes você vai sentir que funcionou com 10 vezes. Siga sua intuição. Dizem que o correto é não pensar em uma situação ou pessoa, mas às vezes você vai pensar na situação ou pessoa e fazer o método e simplesmente vai funcionar também.

A mágica do Ho’oponopono é essa: simplicidade e eficácia.

Mas porque repetir essas quatro frases? Para “limpar”. Apagar nossas “memórias” que nada mais são que as crenças, julgamentos, perspectivias que já temos dentro de nós. Limpando tudo isso podemos chegar no que é chamado de estado zero, ou seja, podemos agir movidos pela intuição do nosso Eu mais puro. Podemos “desatar os nós” energéticos em situações ou relações. Sem limpar vivemos reagimos às situações com base em tudo que já vivemos.

Ho’oponopono não é vinculado a nenhuma religião e pode ser praticado por qualquer pessoa.

História resumidinha

Ho’oponopono é uma técnica havaiana milenar de cura e resolução de conflitos, apesar de hoje ser difundida pelo mundo inteiro era uma técnica secreta.

A mãe de Morrnah Simeona era uma Kahuna, guardiã de segredos, e passou o segredo para sua filha. Ou seja, passou o método tradicional onde toda a comunidade fazia a prática do ho’oponopono, o ho’oponopono coletivo. Naquela época ainda não era uma técnica individual. E a Siomeona simplesmente evoluiu o método, transformando-o em algo que poderia ser praticado individualmente, por qualquer um, a forma como conhecemos o ho’oponopono e praticamos hoje é essa de Morrnah Simeona, o Ho’oponopono da Identidade Própria.

Dr. Hew Len com alguma insistência conseguiu aprender o Ho’oponopono com a Simeona. E esse cara vai trabalhar em uma prisão para pacientes com distúrbios mentais. Os pacientes desse lugar são incrivelmente violentos e o ambiente é péssimo. Dizem que nenhum médico ficava mais de um mês no lugar.

Hew Len aceita trabalhar nesse local desde que não use métodos convencionais, ou seja, não faça as terapias interagindo diretamente com os internos. E aí ele começa a usar o ho’oponopono na sua sala, apenas olhando as fotos dos internados. E a mágica acontece.

E Joe Vitale ouve sobre Ho’oponopono e depois toma conhecimento dessa história de que essa ala do hospital basicamente fechou depois de Hew Len. E outra mágica acontece porque o Ho’oponopono começa a ser espalhado pelo mundo.

Livros indicados

O Ho’oponopono se difundiu basicamente devido ao Joe Vitale e os livros dele são realmente muito bons então vamos começar por esse cara que tem uma história de vida fantástica.

Autor de A Chave, publicado pela Rocco, e uma das estrelas do filme O Segredo, Joe Vitale revela aos leitores, em Limite zero – O sistema havaiano secreto para a prosperidade, saúde, paz e mais ainda, como evoluiu de menino sem-teto a profissional de negócios bem-sucedido – através do Ho’oponopono. Em parceria com o terapeuta e Ph.D. Ihaleakala Hew Len, Vitale atualiza este antigo sistema havaiano de cura. A dupla mostra que, ao lançar mão de quatro frases fundamentais do método – “Sinto Muito”; “Me Perdoa”; “Eu te Amo” e “Obrigado” –, é possível desarmar os programas mentais automatizados que geralmente são colocados em ação sem percebermos. O Dr. Hew Len utiliza uma técnica havaiana chamada de Ho’oponopono no qual o princípio básico da cura baseia-se na afirmação de que todos nós participamos de tudo que acontece no Universo. Qualquer fenômeno ou acontecimento é reflexo de um eu interior, de pensamentos conscientes e inconscientes, e de nossas ações. Assim, o médico é totalmente responsável pelo paciente que recebe. E deve perguntar a si mesmo o que existe nele que possa ser purificado. Esta noção de total responsabilidade é o primeiro passo para as transformações pessoais, que conduzirão ao chamado limite zero, ou seja, um ponto no qual toda e qualquer memória passada ou condicionamento será absolutamente eliminado. Tal estado acontece momentaneamente quando nos conectamos com a energia divina. Ela nos move não a partir das lembranças passadas, mas através da inspiração. São as ações inspiradas que conduzem à plenitude e a realizações inimagináveis. Para que a transformação pessoal seja conquistada o método havaiano trabalha com quatro frases fundamentais: “Sinto muito”; “Me perdoa”; “Eu te amo” e “Obrigado”. Tais afirmações são ditas nas mais diversas situações e têm o poder de purificar pensamentos e ações negativas. E para ter eficácia o método deve ser aplicado em qualquer situação cotidiana. Atualizado para os nossos dias, o Ho’oponopono é uma técnica capaz de remover os obstáculos mentais que bloqueiam o caminho, deixando a mente livre para encontrar maneiras novas e inesperadas de obter o que se deseja. Juntos, Joe Vitale e Ihaleakala Hew Len mostram como obter prosperidade, saúde, paz e felicidade.Editora Rocco

No Brasil o livro Limite Zero foi publicado pela editora Rocco nos formatos físico e digital. A editora disponibilizou um trecho do livro para leitura, clique aqui para ler.

marco Zero

Autor de Limite zero e A chave, ambos publicados pela Rocco, Joe Vitale aprofunda a experiência com a técnica havaiana Ho’oponopono em seu novo sucesso, Marco zero. No livro, o autor e palestrante, que ficou conhecido como ator do filme O segredo, revisita seus trabalhos anteriores e vai além, apresentando novas ferramentas e processos na busca pela felicidade. Para Vitale, quatro expressões simples são responsáveis pelo processo de purificação e transformação pessoal: “Eu te amo”, “Sinto muito”, “Por favor, me perdoe” e “Obrigado”. Como mantras, elas são capazes de limpar lembranças ruins, além de crenças e hábitos arraigados que atrapalham o percurso rumo à realização pessoal. Quanto mais purificada, mais próxima cada pessoa está do que o autor chama de ‘marco zero’. Para a filosofia Ho’oponopono, cada ser humano é responsável por tudo o que acontece ao redor dele. E cabe apenas a ele a busca por uma relação mais saudável e equilibrada com si mesmo e com o próximo. Neste processo de autoconhecimento e cura, o perdão é uma etapa fundamental. Em Marco zero, o autor não tem receio de expor suas próprias fragilidades e comentar os problemas surgidos na trajetória. Nas entrevistas, Vitale revela detalhes de sua biografia e aprofunda os problemas que podem surgir durante a prática da técnica havaiana. O livro contém ainda alguns anexos que, de modo didático, ajudam o leitor a refletir sobre seus desafios pessoais e mapear a sua vida.

Editora Rocco

Marco Zero no Brasil foi publicado pela editora Rocco nos formatos físico e digital.

Ho’oponopono – Método de Autocura Havaiano

Livro muito bom da Juliana De’Carli, muito simples, muito fluido, super recomendo. Publicado no Brasil pela editora Nova Senda.
Ho'oponopono Juliana Decarli

Neste livro simples e inovador, Juliana De’ Carli nos apresenta o Ho’oponopono, um método de origem havaiana desenvolvido pelos Kahunas, antigos sacerdotes desta região do Pacífico. A técnica consiste em identificar os problemas e encontrar um caminho para sua cura com base em compaixão, perdão, amor e gratidão – sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato/a. Sua prática permite tomar consciência de que somos nós os responsáveis pela realidade em que vivemos e, sendo assim, pela nossa transformação. Com o Ho’oponopono vai conseguir a energia necessária para o equilíbrio, a reestruturação e o alinhamento dos padrões mentais que o tornarão mais consciente, saudável e feliz.!” De toda forma, é sempre bom ter um livro de Ho’oponopono para ler, os livros costumam ser leves. Bons para mudar a vibe ou para ler antes de dormir, mesmo que depois de um tempo eles não tragam mais nada de inovador. Ho’oponopono no Brasil Ho’oponopono Mágico – Beth Russo Ho’oponopono da Gratidão – Marcia Luz

Nova Senda

No Brasil e Vídeos

Ho’oponopono Mágico – Beth Russo

A Beth Russo tem um canal no Youtube dedicado ao Ho’oponopono Mágico, criado por ela, e também é autora da #VidaMeSurpreenda.

Resumidamente no Ho’oponopono Mágico é adicionada às frases tradicionais a palavra: abençoada e a utilização do japamala. Por exemplo, Erika abençoada “sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata” repetindo por 108 vezes. Ela explica que adicionou o “abençoada” devido ao poder da bênção, mas assista ao passo a passo e explicação ono vídeo abaixo.

Ho’oponopono da Gratidão – Marcia Luz

Marcia Luz também tem um canal no Youtube onde você pode ver vários vídeos. A Marcia junta o Ho’oponopono e a Gratidão. Abaixo colocamos a playlist da Marcia do Ho’oponopono da Gratidão. Como funciona o Ho’oponopono da Gratidão? Repetindo 3x “Sou grato” em vez de apenas uma.

Ho’oponopono com Japamala – Maria Silvia Orlovas

O canal da Maria Silvia é focado no espiritualismo trazendo muito da Fraternidade Branca. A forma como a espiritualidade é mostrada na vibe da fraternidade é bem libertadora, mas voltando ao Ho’oponopono a autora tem vários vídeos, oráculo do Ho’oponopono e alguns ebooks, recentemente lançou um livro pela editora Madras, que ainda não li =(.

Outros vídeos

Casal do Ho’oponopono

Thetahealing e Oração Original do Ho’oponopono

Ho’oponopono – 108 Repetições

Já conhecia o Ho’oponopono? Pratica? Conte para nós as suas experiências com essa técnica incrível.

Crédito da Imagem destacada: Quadro ML |

Compartilhe