Onde catalogar seus livros, mangás, graphic novels e HQs?

catalogando seus livros hqs mangas graphic novels light novels
Compartilhe o amor

Qualquer colecionador que se preze mantém um registro das suas preciosidades. Ou quem não tem memória suficiente para lembrar se já conseguiu aquela raridade ou não (^_^)”’.

Alguns sites/redes sociais permitem que você mantenha seu catálogo atualizado, além de permitir a interação com outros usuários e de manter seus históricos de leitura em dia.

Abaixo vou colocar os que eu mais uso, mas não exatamente 100% atualizados ^-^””.

Skoob

Skoob perfil

O Skoob é o que eu mais uso. Catalogo tanto livros quanto mangás e hqs nele. E como qualquer site/aplicativo possui prós e contras.

O site é inteiramente em português e é provavelmente o maior do gênero no país. Tem dezenas de grupos que permitem a interação entre usuários, apesar de que hoje em dia eu raramente participo dos grupos, mas no início foi meio viciante. O skoob permite que você mantenha seu histórico de leitura e ainda oferece desafios literários e sorteios com cortesias das editoras.

Se você gosta de desafios o site oferece alguns como quantidade de dias seguidos de leitura que você consegue, desafios de quantidade de livros lidos por ano e também pode competir com outros usuários. (A parte ruim desse último é que por alguma razão que foge a lógica a galera mente na quantidade de livros lidos no ano, daí a ferramenta que é bem legal meio que perde a graça.)

Tem como contra a falta de gestão das suas tags, por exemplo na minha estante tenho dezenas de tags e se eu quisesse deletar uma tag teria que entrar em livro por livro deletando a tag… até que tenha deletado em todos os livros para que ela desapareça. Fora que por exemplo tenho a tag “mangás” com centenas de mangás e em um desses escrevi “mangas”, agora tenho duas tags, uma errada e uma certa e a tag “mangas” aparece a mesma quantidade de “mangás”, sabe Deus em qual mangá escrevi o nome da tag errado.

Outro contra é que o site possui um bot que faz o cadastro de livros e 105 em 100 vezes ele cadastra um livro duplicado ><.

E um último contra é a gestão de séries que não é tão boa quanto no Goodreads, por exemplo.

Mas é o queridinho nacional então, uso todos os dias ^^”

Meu perfilSite | Google Play | App Store

Goodreads

gooodreads erika perfil

O Goodreads deve ser provavelmente o maior do mundo no gênero e está em inglês. Nem sempre nós brasileiros encontramos nossas versões e edições no site, mas assim como no Skoob é possível fazer um cadastro manual do livro. É muito bom para acompanhar séries e também pode ser usado como catalogador de Hqs e mangás. Uso principalmente por causa das séries! Também possui grupos para interação entre os usuários, além de listas. Para organização do seu catálogo o GoodReads utiliza estantes enquanto o Skoob utiliza tags. Prometo atualizar você esse ano ^-^’.

Meu perfilSite | Google Play | App Store

Guia dos Quadrinhos

guia dos quadrinhos erika

O Guia dos Quadrinhos é para HQs, mangás e graphic novels. Aqui você não vai catalogar seus livrinhos lindos.

É legal porque você pode anotar quanto custou cada volume das suas coleções e o site traz uma estimativa de valor da sua coleção. Mostra também as HQs mais votadas e as mais colecionadas. E você ainda pode mandar foto da sua coleção. Ao contrário do Skoob e GoodReads o Guia dos Quadrinhos não tem app. Prometo te atualizar esse ano também (^_^)”’.

Meu perfilSite |

MyAnimeList (MAL)

my anime list erika

O My Anime List é bem conhecido no universo Otaku e serve não só para você catalogar seus animes e mangás, mas também para acompanhar os lançamentos e ver a votação geral de cada anime ou mangá. Se bem que para ver a votação geral dos animes uso o anidb.net, mas como catálogo é o MAL mesmo, apesar de que raramente salvo as coisas no mal ^-^, mas é uma opção. De toda forma para quem curte anime e mangás é sempre legal conferir o MAL e o AniDb.

Meu perfilSite | Google Play | App Store

Boa e velha planilha

Pois é… estamos em pleno século 21, cada vez mais tecnológicos e ainda assim uso uma planilha surrada para controle dos mangás, hqs e cia. Ou para controle da quantidade gasta com livros ou quantidade de livros/páginas lidos por ano, apesar de ser bem verdade que o skoob deixa bem bonitinha minha estatística anual de leitura, mas é difícil aposentar a planilha. Uso a planilha do google mesmo online no cel e no pc e tá tudo certo.

E você? Quais sites você utiliza para catalogar seus preciosos?

Deixe uma resposta