[Oração] Ouça, ó Israel (shemá yisrael)

shema-yisrael-ouca-isreal
Compartilhe o amor

Deuteronômio 6:4-9

Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Que todas essas palavras que lhe ordeno esejam em seu coração.

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Amarre-as como um sinal dos braços e prenda-as na testa.

Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.

Shemá Israel, Adonai, Eloheinu, Adonai Echad

Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor

Ensinamentos da Torá: conciliando a história judaica com a fé cristã - Thomas Nelson Brasil

Shemá Yisrael

Shemá também tinha o sentido de “escute”. Os versículos que se seguem a essas palavras iniciais eram chamados de Shemá no judaísmo do segundo templo (515 a.c. – 70 d.C) e eram usados liturgicamente. O Shemá se tornou algo parecido com um credo ou uma declaração de fé. O texto completo do Shemá, finalmente incorportado à sinagoga, incluía Dt 6:19; 11:13-21; Nm 15:37-41.

Os judeus devotos repetiam a declaração duas vezes por dia. Os rabinos ensinavam que recitar o Shemá não era um ritual vazio, mas sim uma questão do coração. Era o ensino central de toda a Torá.

ensinamentos-da-tora-thomas-nelson

Fonte:

Ensinamentos da Torá: conciliando a história judaica com a fé cristã – Thomas Nelson Brasil

Ebook kindle (R$ 56,90)

Versão física linda (R$ 44,30)

Dt 6:19; 11:13-21; Nm 15:37-41

Deuteronômio 6:19: ¹⁹Para que lance fora a todos os teus inimigos de diante de ti, como o Senhor tem falado.

Deuteronômio 11:13-21: ¹³E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, ¹⁴Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite. ¹⁵E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás. ¹⁶Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; ¹⁷E a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá. ¹⁸Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. ¹⁹E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; ²⁰E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; ²¹Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.

Números 15:37-41: ³⁷E falou o Senhor a Moisés, dizendo: ³⁸Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. ³⁹E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos rostituindo. ⁴⁰Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus. ⁴¹Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Quando você ora,

você cumpre o Shemá Israel.

Professor Beto

Versão Bíblia NVT Dt 6:4-9

Bíblia Sagrada Nova Versão Transformadora: Para anotações e esboços

Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é Único.

Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua força.

Guarde sempre no coração as palavras que hoje eu lhe dou.

Repita-as com frequência a seus filhos. Converse a respeito delas quando estiver em casa e quando estiver caminhando, quando se deitar e quando se levantar.

Amarre-as às mãos e prenda-as a testa como lembrança.

Escreva-as nos batentes das porta de sua casa e em seus portões.

Versão Ave-Maria

Bíblia Sagrada Ave-Maria:

Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.

Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração.

Tu os inculcarás a teus filhos e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.

Hás de prendê-los à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos.

Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.

  • Mt 22,37s; Mc 12,29s; Lc10,27

Mateus 22,37s: ³⁷ Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. ³⁸ Este é o primeiro e maior mandamento. ³⁹ E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. ⁴⁰ Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

Marcos 12:29-33: ²⁹ E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. ³⁰ Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
³¹ E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro andamento maior do que estes. ³² E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; ³³ E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

Lucas 10:27: ²⁷ E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

Bíblia de Estudo Swindoll - NVT

Bíblia de Estudo Swindoll – NVT

[…]

O pilar mais importante de todos é o amor por Deus.

O amor está presente em seu lar?

O amor a Deus deve inundar todos os nossos relacionamentos, derramando-se como amor de uns pelos outros.

Você não pode terceirizar o ensinamento bíblico.

Quem relega o cristianismo ao domingo não tem firmeza de segunda a sábado. As verdades são inculcadas durante as atividades comuns, cotidianas e habituais da casa.

O cristianismo não é uma lição da escola dominical – é um estilo de vida. A cada dia, quando se levantar da cama, fale sobre essas coisas. Quando estiver sentado à mesa do jantar, as coisas de Deus devem permear sua conversa. Quando estiver dirigindo, inclua o Senhor e sua Palavra naquilo que estiver dizendo. Antes de dormir, todas as noites, converse sobre as coisas de Deus. É assim que precisa ser. Fale sobre a verdade em todas as partes da vida sem exceção. Essa é a fé verdadeira em sua melhor forma.

Deus quer que sejamos completamente dele. Quer todos os nossos pensamentos, motivações, palavras e atos – nosso ser inteiro. Quer todo o nosso coração, toda a nossa alma e toda a nossa força. Quer que sejamos dominados pela vontade Dele. Desde as partes mais pessoais e ocultas de nossa vida até nossos momentos mais públicos, Deus quer tudo de nós.

Ele quer habitar no centro de nossa vida, revelando-nos tudo que ele é.

Ele quer ser o núcleo de nossa vida.

[…]
Bíblia Online NVI

Deuteronômio 6:4-9

⁴ Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
⁵ Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
⁶ E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
⁷ E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
⁸ Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
⁹ E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

Não lembro exatamente onde li, mas em consonância o que a Bíblia de Estudo Swindoll nos ensina Deus quer que conheçamos seus atributos. E se considerarmos os ensinamentos metafísicos podemos meditar nos atributos divinos para manifetá-los em nosso ser criado à imagem e semelhança Dele.

Meditemos então no Eu Sou e atributos divinos. Eu Sou a Paz, Eu Sou Luz, Eu Sou Sabedoria, Eu Sou Abundância, Eu Sou Harmonia, Eu Sou Compaixão, Eu Sou Tolerância e assim por diante.

Comente!