Stardew Valley (SV) é um belo e apaixonante jogo indie de simulação de fazenda desenvolvido por Eric Barone, sozinho, e distribuído pela Chucklefish em 2016. Pode ser jogado no PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Playstation Vita, iOS e Android.
Comecei a jogar Stardew Valley logo depois de terminar a incrível campanha de Star Wars Battlefront II e eu costumo gostar de jogos mais frenéticos então nas minhas primeiras horas de SV pensei em desistir.
Stardew é um jogo mais lento, extremamente abrangente, onde você pode ter vários focos e conforme vai progredindo vai descobrindo mais coisas.
Além da bela arte gráfica em pixel art, a beleza do jogo também está em ir devagar, descobrindo novas possibilidades e conhecendo mais a história de cada habitante da Vila Pelicanos.
Tudo no jogo contribui para uma experiência marcante desde à arte, à música, aos diálogos. Não é um jogo sobre enriquecer apenas. E com tudo que o jogo oferece é mais incrível ainda saber que tudo foi desenvolvido por uma única pessoa.
Início
Você está infeliz no seu trabalho, por sorte seu avô te deixou uma carta, para ser aberta exatamente nesse momento, quando nada mais parece fazer sentido e você está triste.
Para sua surpresa seu avô deixou uma fazenda de herança.
Mas acredite vai ser uma aventura mágica, vai ser muito mais do que arar a terra e colher seus frutos. Você começa com quase nenhum dinheiro e avança aos poucos, mas aos poucos também descobre que pode ter animais e deixá-los felizes, bem como fazer amigos na Vila Pelicanos. Você prosperará e poderá até mesmo casar e aumentar sua família.
Evolução
Seu personagem e sua fazenda vão evoluindo com a prática. Seu personagem melhora em itens como pesca, cultivo e pasme: até mesmo combate. E sua fazenda vai crescendo conforme você vai adicionando construções a ela.
Gameplay
Mecânica simples, mas que não diminui o jogo. Tudo no jogo combina perfeitamente. Não é difícil a ponto de te fazer desistir, pelo contrário, você só quer progredir até encontrar tudo que o jogo oferece.
Personagens
Construir relacionamentos é um dos pontos fortes do jogo. À medida que você avança na amizade com os pelicanos vai descobrindo mais sobre a vida de cada um. É muito bacana ver aquele personagem que começou todo grosso mudar com você e você descobrir porque ele agia assim.
Multiplayer
Stardew Valley pode ser jogado também no modo multiplayer. Tem vantagens e desvantagens jogar no multiplayer. O jogo oficialmente vem limitado a apenas 4 jogadores no co-op, muito embora você possa instalar mods para tirar o limite.
Mas voltando… no co-op uma desvantagem é que você tem que esperar todos seus coleguinhas irem dormir também.
E ao acordar para salvar o progresso também tem que esperar.
Centro comunitário, Mina e Museu
Como esperado o Centro Comunitário, a Mina e o Museu são cooperativos no multiplayer.
No Centro Comunitário a recompensa de cada conjunto fica apenas apara àquele que colocar o último item do conjunto, muito embora os efeitos globais como o conserto dos carrinhos beneficie a todos.
Já no Museu todas as recompensas que seus colegas obtiveram também ficarão disponíveis para você. E na mina o progresso também ficará disponível para você além dos itens encontrados nos baús.
Conclusão
Um jogo único. Amor em forma de pixel art. Recomendado. Um jogo diferente para quem quer sair do lugar comum.

Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.