Introdução
Se você cresceu nos anos 80 e 90, o nome Robocop provavelmente evoca memórias de um futuro distópico, ação explosiva e um dos heróis mais icônicos do cinema. Em 2023, o estúdio Teyon (o mesmo de Terminator: Resistance) nos deu a chance de vestir a armadura do ciborgue em Robocop: Rogue City. Mas a grande questão é: vale a pena ser o policial do futuro?
Robocop: Rogue City é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Teyon e publicado pela Nacon em 2023 para Playstation 5, PC, Xbox Series X|S que pode ser jogado apenas no modo single-player.
História
A história nos joga direto em uma Detroit devastada pelo crime, e cabe a você, como Robocop, limpar a cidade – desde acabar com gangues violentas até emitir multas de trânsito. Como no filme o policial Alex Murphy foi brutalmente assassinado e transformado em ciborgue pela OCP, uma empresa privada com interesses suspeitos.
A narrativa se passa entre os eventos dos filmes clássicos Robocop 2 (1990) e Robocop 3 (1993), ignorando o remake de 2014, o que é um ponto positivo para os fãs mais puristas. A OCP, a parceira do Robocop, Anne Lewis, e toda a atmosfera sombria estão de volta. E se você, como nós, não lembra de todos os detalhes dos filmes, não se preocupe: o jogo funciona perfeitamente por si só e até serve como um convite para revisitá-los.
Arte gráfica e Áudio/Soundtrack
Para um jogo de 2023 achei os gráficos bons, gostei, mas não tenho nenhuma empolgação adicional. O mesmo para som e música, gostei, mas nada muito marcante.
Gameplay
Gostei da jogabilidade, fácil de jogar, sem travamentos, intuitivo, serve para quem já joga e quem está começando no mundo dos games. Tirando o primeiro “chefe” que só passei graças a sorte, espero escrever sobre ele em outro post.
Em Robocop: Rogue City você pode escolher a dificuldade, eu fui no modo normal então qualquer um vai na fé que dá certo também.
Não possui uma versão multiplayer, achei bom ter uma experiência apenas singleplayer. Gostei também por ser um jogo linear com algumas missões secundárias, que você não vai levar mil horas para explorar.
Rejogabilidade/Duração do jogo/Custo x Benefício
Bom… segundo meus registros no Trueachievements levei 25h para zerar o jogo, que não foi no 100% porque faltaram 3 míseras conquistas.
Poderia jogar novamente para fazer os 100%, mas tenho tanto jogo para explorar que não animo em fazer todo o jogo novamente.
Segundo o registro do mesmo TrueAchievements a média dos usuários é de 15-20h. Considerando que o jogo estava por 22 reais na promoção no Xbox, apesar que joguei via Game Pass, considero um bom custo benefício.
Impressões
Ótimo para jogadores como eu que são casuais e não querem muitos desafios. O Robocop possui sua arma, auto 9, com balas ilimitadas e com uma plaquinha da OCP você não precisa nem se preocupar em recarregar, só em mirar e atirar, adoro.
Para quem quer um desafio maior é só não ativar a placa e pegar as armas pelo mapa, ainda assim acredito que o jogo vale a pena.
Trailers
Conclusão
Diversão sem compromisso com toques de nostalgia, super recomendo.
E aí, pronto para limpar as ruas de Detroit? Já jogou Robocop: Rogue City? Deixe sua opinião nos comentários!

Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.
