“- Mais de um milhão? Um milhão de livros?
O coração de Celaena saltitava e dançava, e ela abriu um sorriso.”
História
Nossa heroína ou anti-heroína, Celaena Sardothien, tem apenas 18 anos e com 17 já era a rainha do submundo, a maior assassina de Endovier. Mas há um ano foi traída, presa e condenada a passar o resto da vida nas minas de sal de Endovier.
Em um belo dia, ao terminar seu trabalho e sair da mina, Celaena se depara com um guarda real esperando por ela. Nossa protagonista já imagina o pior e não se permite sonhar com um milagre, mas eis que o Príncipe herdeiro faz uma oferta irrecusável: ser a representante dele em um torneio, cujo vencedor se tornará o campeão do rei e, no caso de Sardothien depois de 4 anos receber a tão sonhada liberdade.
Celaena não tinha nada a perder, certamente não viveria por mais um ano nas minas de sal, aliás ela mal sabe como sobreviveu por um ano. Então porque não aceitar?
O que Sardothien não podia esperar e sequer sonhar é que ganharia muito mais do que a liberdade. Ganharia pessoas com que se importar, e mais do que isso, ganharia amigos. E quem sabe mais que amigos, considerando que o príncipe herdeiro e o capitão Chaol Westfall se mostram interessados nela.
A história é simples e envolvente, bem contada e detalhada, sem ser cansativa.
Sarah criou um mundo inteiramente novo para as aventuras de Celaena. Um universo novo e mágico que vai te deixar com vontade de ler logo a continuação.
Personagens
“Odeio que me digam o que não fazer. E odeio você mais do que tudo!”
Celaena Sardothien é uma personagem principal atípica. Na verdade, no começo ela não é exatamente uma heroína. É arrogante, egoísta e até chata. Chaol Westfall, o capitão da guarda, tem conceitos fortes referentes a justiça e Dorian Havillard é muito mais que um príncipe mimado. Celaena vai mudando aos poucos, mostrando um enorme coração, e apesar de todas as coisas ruins que já viveu continua aberta a novos laços.
Ela permite que Dorian, Chaol e Nehemia Ytger façam parte de sua vida. Chaol e Dorian apesar de claramente estarem apaixonados por Celaena não vão brigar por ela.
Autora
A bela moça ao lado começou a escrever aos 16 anos e publicar sua história online, na FictionPress.com, e adivinhem só, os direitos da série foram comprados e os livros foram traduzidos em mais de 23 idiomas. E sim, essa série é a que você está pensando: Trono de Vidro. A autora também está escrevendo outra série: Corte dos Espinhos e Rosas (A Court of Thorns and Roses), que no Brasil é publicado pela Galera Record.
Sarah Maas também é fã de literatura fantástica, Garth Nix, balé, música e The Last Airbender. Uma dica que ela sempre dá para quem quer ser escritor é: leia muito!
Para quem sabe inglês e consegue ler um capítulo de cada vez pode acompanhar The Starkillers Cycle, um sci-fi distópico, que Sarah escreve e publica online em parceria com a também escritora americana, Susan Dennard, autora das séries The Witchlands e Something Strange and Deadly.
Sarah atualmente mora na Pensilvânia com seu marido e seu cachorro.
Booktrailer
Arte/Acabamento
Nossa leitura foi no ebook da Amazon, desse modo não podemos opinar sobre a edição física, podemos dizer apenas que a capa é linda.
Capas pelo mundo
Confesso que comprei esse livro pela capa (quem nunca?). Fala sério que capa linda.
Extras da Editora
A Galera Record é realmente uma editora fofa e da galera. Em seu site encontramos marcadores, wallpapers e outros extras. Nós fomos atrás desses brindes e colocamos aqui para vocês:
Curiosidades
O Blog Livros em Série traduziu toda a entrevista que o Goodreads fez com a Sarah J. Maas, selecionamos uma pergunta e reproduzimos abaixo. A íntegra da entrevista pode ser lida no próprio blog.
Good Reads (Kendyl) – Se seus personagens estivessem no mundo moderno, quais seriam seus livros favoritos?
Sarah – Amei essa pergunta! Vamos ver…
Celaena: as séries Turner’s Queen’s Thief, de Megan Whalen; Outlander de Diana Gabaldon ou ainda a série Guild Hunder de Nalini Singh.
Dorian: The Alphabet of Thorn de Patricia A. McKillip.
Chaol: a série Shannara de Terry Brooks.
Rowan: a série Irmandade da Adaga Negra de J. R. Ward.
Aedion: Guerra Mundial Z de Max Brooks.
Nehemia: a série Twelve Houses de Sharon Shinn.
Manon: Sabriel de Garth Nix (se ela se importasse com a leitura).
Observações: em outras entrevistas Sarah já mencionou que na sua adolescência lia muito Garth Nix e que Sharon Shinn pode ser citada como sua autora favorita na atualidade.
Inspiração
Em uma entrevista concedida para o site The Huffington Post, Sarah J. Maas disse que Trono de Vidro começou inspirado em Cinderella, na verdade na trilha sonora do filme. Ela pensou em uma Cinderella assassina que gosta de se vestir bem e ficar bonita, mas que também gosta de pancadaria.
“O que inspirou a personagem de Celaena Sardothien, a heroína de seus romances?”
“[…] acho que ela também era o produto do meu amor por Buffy a Caça Vampiros, Kill Bill, Han Solo de Guerra nas Estrelas, e princesas da Disney, bem como o meu desejo de escrever/ler um livro, onde a heroína tem que fazer toda a “diversão”, coisas que os meninos geralmente fazem: matar monstros, salvar o mundo.
Você já observou que Celaena está – apesar do caráter forte e capaz – em uma espécie de “zona cinzenta moral”. Você pode explicar sobre isso?
Bem, ela é uma assassina. Ela mata as pessoas por dinheiro, e às vezes gosta do que faz. Ela sabe como torturar as pessoas, e às vezes gosta disso também. Mas ela também gosta de ler, e adora música e arte, e eu acho que é em última análise, o seu amor por aquelas coisas que lhe permitiu manter a humanidade, para combater todo o treinamento terrível pelo qual ela passou quando criança e todas as coisas horríveis que ela fez como adulta. Então, ela é uma assassina treinada, mas tem um coração e um código moral que às vezes ela torce para conseguir o que quer (por vezes com consequências devastadoras). Sua batalha constante entre as camadas de escuridão dentro de si mesma e sua humanidade a tornam super divertida (e interessante) para eu escrever.”
- Pergunta e resposta retirada de uma entrevista feita pelo Writers & Artists.
Trecho
“- Guardas são inúteis em uma biblioteca.
Ora, como ele estava errado! Bibliotecas estavam cheias de ideias. Talvez as mais perigosas e poderosas armas.”
A editora Galera Record disponibilizou todo o primeiro capítulo e você pode ler todas as treze páginas clicando aqui.
Música
A autora já disse que a música é sua grande inspiração e para cada livro ela imagina uma trilha sonora. Felizmente Sarah montou a trilha de Trono de Vidro e compartilhou com os fãs mas, infelizmente no Spotify só tem 121 músicas disponíveis. Para ouvir as 9h de música clique aqui.
Para manter a tradição, selecionamos algumas trilhas dos fãs/leitores para vocês:
heir of the wildfire; from 10km on 8tracks Radio.
Amo música clássica e instrumental <3.
Celaena Sardothien (A King’s Assassin) from shadowhunterradio on 8tracks Radio.
An Assassin’s Radio from earthfaye on 8tracks Radio.
a Doraelin fanmix (Dorian x Celaena) from earthfaye on 8tracks Radio.
Título/Revisão
Amo quando o título da obra em português não é uma invenção mirabolante. Aqui a editora manteve o título original, adoramos.
Quanto à revisão não fizemos nenhuma marcação no ebook, o que significa que a revisão está de parabéns e os leitores agradecem o ótimo trabalho da editora. Muito raro hoje em dia um trabalho com essa qualidade.
A Série
Série principal, cuja publicação no mercado nacional tem sido feita pela editora Galera:
- Throne of Glass (Trono de Vidro)
- Crown of Midnight (Coroa da Meia-Noite)
- Heir of Fire (Herdeira do Fogo)
- Queen of Shadows (Rainha das Sombras)
- Empire of Storms (Império de Tempestades)
Sem publicação no Brasil, previsão de lançamento para setembro desse ano) - Tower of Dawn Torre do Alvorecer (Trono de Vidro, No Brasil: #5.5)
Untitled (Sem publicação no mercado americano, previsto para ser lançado em 2017) - Kingdom of Ash (Reino de Cinzas)
Contos da história:
- 0.1 The Assassin and the Pirate Lord
- 0.2 The Assassin and the Healer
- 0.3 The Assassin and the Desert
- 0.4 The Assassin and the Underworld
- 0.5 The Assassin and the Empire
ou
- The Assassin’s Blade (A lâmina da Assassina, #0.1-0.5). No Brasil, volume 1,5.
A Série de Televisão
Se você se perguntava o porquê de Trono de Vidro ainda não ter sido adaptado para as telinhas, suas dúvidas se acabaram-se.
Segundo o site Publishers Weekly a série será produzida por Mark Gordon. Esse simpático senhor é “só” o responsável por uma das minhas séries favoritas: Criminal Minds, e de outra série aclamada pelo público: Grey’s Anatomy. E também de filmes como A Liga Extraordinária, Velocidade Máxima, O Despertar de uma Paixão, Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata (uma hora o filme chega), e por aí vai, a lista é longa, pra lá de 91 filmes.
E isso é só pessoal, infelizmente não temos mais informações sobre a série, apenas que o Hulu estaria desenvolvendo o seriado e que o título seria: Queen of Shadows.
Elenco
Li Trono de Vidro em 2015 e não me lembro muito dos personagens, felizmente outros leitores enquanto liam já foram imaginando os possíveis atores para uma eventual adaptação, selecionamos e colocamos aqui:
O site Bustle escolheu os seguintes atores:
Cara Delevingne (Cidades de Papel, GTA V, Anna Karenina) como Celaena Sardothien. O ator Logan Lerman, vulgo Percy Jackson (Noé, Os indomáveis, Efeito Borboleta, As vantagens de ser invisível) como o príncipe herdeiro, Dorian Havilliard. O capitão da guarda, Chaol Westfall seria interpretado por Colton Haynes (Arsenal em Arrow e Jackson Whittemore em Teen Wolf). E por último a bruxa mais querida de The Vampire Diaries: Boonie Bennet, digo Kat Graham como a princesa Nehemia Ytger
No Pinterest indicaram a atriz Tabrett Bethell para ser a Celaena:
Já no Tumblr as indicações foram:
Para interpretar o capitão da guarda Chaol Westfall temos os atores: Misha Gabriel Hamilton (esquerda) e Brenton Thwaites à direita. O dançarino e ator Micha Gabriel é o Eddy do filme Ela Dança, eu Danço 4 e 5: Tudo ou Nada. Já Brenton participou dos filmes Deuses do Egito, O Doador de Memórias, Malévola e Lagoa Azul: O Despertar.
As indicadas para interpretar a protagonista, Celaena Sardothien foram: Indiana Evans, primeira da esquerda para a direita, e Lauren Conrad. Assim como Brenton, Indiana filmou Lagoa Azul: O Despertar. Lauren, por sua vez, participou dos seriados: The Hills e Laguna Beach: The Real Orange County.
Por último, mas não menos importantes, temos três atores indicados para três papéis diferentes: William Moseley interpretaria Aedion Ashryver. Travis Fimmel seria Rowan Whitethorn e Wade Poezyn daria vida ao príncipe herdeiro Dorian Havilliard. William Moseley é o só o rei, Pedro, o Magnífico, sim ele é Peter Pevensie de Crônicas de Nárnia. E Travis Fimmel é o Viking, Ragnar Lothbrok.
Acabei achando um site muito massa, com basicamente todo o elenco e também diretor, compositor e roteirista. Confira o elenco sugerido clicando aqui. Muito legal mesmo o iflist!
Conclusão
” – Você é surpreendentemente crítica.
– Por que ter uma cabeça se não a usa para criticar?
– Qual o propósito de ter um coração se não o usa para poupar os outros das críticas duras de sua cabeça?”
Um ótimo início de série. Uma conclusão que fecha os pontos principais da história, mas sem desvendar todos os mistérios apresentados na trama, deixando os mais curiosos ávidos pela continuação. Você não vai se surpreender se gostar da história de Sarah J. Maas desde a primeira página e largar o livro somente depois da última.
Ficha Técnica
Título original: Throne of Glass
Ano: 2013
Série: Trono de Vidro
Páginas: 423
ISBN: 9788501401380
Preço: R$ 35,00 (físico), R$ 9.64 (promoção hoje 14.4.2016)
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 1216 KB
Número de páginas: 423 páginas
Editora: Galera
Edição: 1 (13 de setembro de 2013)
Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B00FACP8NC
Tags: Ficção estrangeira, Fantasia, Young Adult, Romance, Aventura, Mistério
Publicada originalmente em 2016 no Blog Soulgeek
Imagem destacada: https://www.jopainter.co.uk/
Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.