[Livros] Resenha: Deixe a Neve Cair

capa deixe a neve cair let it snow john green
Compartilhe o amor

Deixe a neve cair é um livro curtinho com apenas três contos e cada história foi escrita por um autor diferente. O que eles tem em comum? Primeiro todas as histórias começam na véspera de Natal e segundo todas são divertidas e fofas.

Posso ler então o último conto primeiro? Não, não pode. Quer dizer… você está em um país livre e não é exatamente um crime ler fora da ordem, mas o que acontece é que apesar das histórias serem independentes alguns personagens se repetem. E o último conto é o último por alguma razão, então faça-nos um favor e leia na ordem.

Bom, vamos lá conhecer um pouquinho das histórias que se passam na cidade de Gracetown:

Histórias/Autores

O Expresso Jubileu

deixe a neve cair let it snow

“Debbie precisou se levantar e me servir uma fatia grossa de bolo antes de responder. E digo grossa de verdade. Tipo o sétimo livro do Harry Potter. Eu conseguiria derrubar um assaltante com aquela fatia. p.84

Vamos ao primeiro conto: Expresso Jubileu. Quando vi o título fiquei pensando que era o nome do expresso ou era porque coisas muito felizes aconteceriam durante a viagem. A questão é que Jubileu é o nome da protagonista. E ok não é exatamente um nome que nunca tenha ouvido antes já que também é o nome da X-Men com poder mais sem graça de toda a história, mas enfim voltando à Jubileu de Deixe a Neve Cair… ela tem algum trauma com o nome (não consigo entender o porquê) e deixa isso claro logo no início do livro.

Era para ser um Natal perfeito para Jubileu Dougal, aka chamada carinhosamente de Julie. Nessa véspera de Natal completaria exatamente um ano de namoro com o perfeito, charmoso, lindo e tudo de bom Noah Price e ela deveria ir à casa dele para as festividades.

O que poderia dar errado? Eu como observadora diria apenas: só os planos de Julie de assistir ao Grinch com Noah (quem quer ver o Grinch?).

Mas acontece que em poucas horas a vida de Julie vira do avesso e ela se vê em um trem a caminho da casa de seus avós (felizmente sem o Grinch).

Estava prestes a sair para acender os pisca-piscas na frente da casa quando vi Sam se aproximar com a passada de um soldado imperial, de Guerra nas Estrelas. p.16-17

E claro, para nossa protagonista, que é ao mesmo tempo divertida e sarcástica, o dia está péssimo e já é o pior Natal de sua vida. Mas será que ela continuará pensando assim?

O expresso Jubileu é divertido e fofo! Quando você se dá conta a história já terminou. Por sorte poderemos matar a saudade dos personagens nos contos dos outros autores.

Ahh e o outro personagem principal é Stuart Weintraub que faz uma entrada triufante vestido em sacolas plásticas. Ótima primeira impressão! #StuartÉpico Qual outro protagonista faz a primeira aparição na história assim?

A Autora

maureen-johnson

Não conhecia a autora americana: Maureen Johnson e claro que agora já fiz uma extensa pesquisa sobre ela. Logo nas primeiras páginas fui cativada pela escrita descontraída e divertida de Maureen. A descrição da Rocco é a seguinte:

“Sonhou em ser astronauta ou arqueóloga, mas preferiu ser escritora, profissão que permite ser ambas as coisas e muitas outras mais. Apesar do jeito de menina já publicou dez livros de sucesso, inclusive a série Shades of London. A revista Time a inclui na sua lista de 140 pessoas a serem seguidas no Twitter.”

E virei fã de carteirinha quando li que foi roteirista para o game Harry Potter e o Enigma do Príncipe <3 OMG!

De toda forma tem como não amar um autor que menciona Harry Potter e Star Wars na mesma história?

A autora atualmente mora em, ahh deixe que ela mesma diga: “Em teoria, eu moro em Nova York, mas, realmente, eu vivo no Twitter.“ S2

O Milagre da Torcida de Natal

waffle-house-snow-deixe a neve cair

“Waffles cobertos de queijo, eu estava pensando, têm gosto de amor sem o medo da dissolução do amor.” p.151

Esse foi escrito pelo mais famoso dos três autores: John Green.

deixe a neve cair
Models at the end of the D&G fashion collection for the Autumn/Winter 2005/2006, unveiled in Milan, Italy, Monday, Feb. 20, 2006. (AP Photo/Antonio Calanni)

Os protagonistas dessa história são Duke, Tobin e JP. Esse romance é o típico romance adolescente e se eu disser mais entrego a história.

Tem um jeito todo especial no modo como os três amigos se zoam especialmente Duke e Jp e a próposito Duke é uma menina.

Para os três amigos seria um Natal incrível, mas sem muita aventura. Os pais de Tobin ficaram presos na nevasca e não voltarão para casa até a manhã seguinte. Então os três vão ficar na casa de Tobin assistindo aos filmes de James Bond e depois Tobin irá à casa de Duke para passar o Natal. E é só isso e Tobin está adorando o fato dos pais estarem presos na nevasca longe de casa.

E seria só isso memo se Don-Keun, assistente da gerência em exercício em uma Waffle House (o que o Green tem com as Waffle Houses?) não ligasse para os três convocando-os para irem a seu local de trabalho. E por que a urgência? Porque a Waffle House foi invadida por 14 líderes de torcida. E é assim que a saga dos nossos três protagonistas começa.

A história do John também é divertida e leve.

O Autor

John Green

John Green é o que se pode chamar de autor de sucesso. Todos os seus livros são muito conhecidos e aclamados pelo público, até mesmo Will & Will (2010), escrito em parceria com David Levithan, que foi um livro polêmico à época.

Não sei por qual razão demorei tanto a ler o Green, O milagre da torcida de natal (2008) foi a primeira história que li do autor e Quem é Você, Alasca? o primeiro livro inteiramente dele. E por falar em Alasca, também foi o primeiro livro que o John escreveu, foi publicado em 2005 e imaginem só: o livro ganhou o prêmio Michael L. Prêmio Printz em 2006.

Seu terceiro livro Cidades de Papel ganhou dois prêmios o Edgar Allan Poe Award em 2009 como melhor Jovem Adulto e em 2010 o Corine Literature Prize também como melhor YA.

Em 2013 foi a vez de um de seus livros mais famosos ganhar o Children’s Choice Book Awards e, sim, estamos falando de A Culpa é das Estrelas. Seu segundo livro: O Teorema de Katherine (2006) não ganhou prêmio, muito embora tem tido menção honrosa no Michael L. Printz Award.

Por fim, John também tem um canal no Youtube, junto com seu irmão: VlogBrothers. Versátil esse John.

 O Santo Padroeiro dos Porcos

“Jeb adoravelmente ensaboado em um lava-jato organizado pela Starbucks para angariar fundos. Olhei para a foto dele e me derreti por dentro. Havia sido um dia tão divertido – não apenas divertido, mas legal também, porque foi por uma boa causa. Christina, a gerente do meu turno na Starbucks, entrou em trabalho de parto antes da hora, e a loja quis ajudar com as contas de hospital que o plano de saúde não cobria.” p.215.

Essa é a história mais diferente do trio e com um final que a essa altura você provavelmente já imaginou. Aqui temos uma protagonista que é… hã.. digamos um pouco egoísta. E o foco é mais ou menos esse durante um tempo. A narrativa começa com Adeline, nossa personagem principal carinhosamente chamada de Addie, se autodepreciando. Contando o tanto que ela é um ser humano terrível, que fez algo terrível e é terrível ser ela mesma. Muito embora essa história também tenha um quê de divertida teve o foco um pouco diferente das anteriores.

“Bem, isso me fez pensar se talvez Jeb se sentia mesmo deslocado. Seria por isso que ele almoçava com Nathan Krugle, que era definitivamente deslocado e tinha uma coleção de camisetas – todas de Jornada nas estrelas -, e as usava o tempo todo?” p.211-212 (Só respondo uma coisa à autora: “Vida longa e próspera”)

A Autora

new_LaurenM_photocreditRandyBartlels_compressed_999d2bfa77

Também não conhecia Lauren Myracle, mas foi igualmente uma boa descoberta – apesar da citação sobre Star Trek. Nascida em 1969, na Carolina do Norte, escreve para crianças e jovens adultos.

Infelizmente, a autora não foi muito publicada no Brasil. Além de Deixe a Neve Cair, Lauren também participou de um outro livro de contos com outros autores: Formaturas Infernais (publicado no Brasil pela Galera Record), composto por contos de terror de autoras renomadas como Meg Cabot e Stephenie Meyer, dentre outras. E também tem uma série infantil publicada no Brasil, Os incríveis anos de Winnie (The Winnie Years).

Lá fora Myracle tem alguns YA de sucesso: Shine, Kissing Kate, The infinite Moment of Us, Bliss e Peace, love and Baby Ducks. Além de outro livro escrito com outros autores: How to be bad (com E. Lockhart e Sarah Mlynowski).

Booktrailer

Trecho

“Eu estava em um daqueles dias em que você sente que a vida gosta de você.”

A Rocco Jovens Leitores disponibilizou todo o primeiro capítulo de Deixe a Neve Cair. Você pode baixá-lo clicando neste link.

Revisão

A Rocco foi simplesmente incrível e impecável na revisão da obra!

Acabamento

Mais uma vez a editora fez um belo trabalho de capa, diagramação e tipografia. As letras são do tamanho certo, com espaçamento adequado. Os míopes podem ler sem esforço.

Capas pelo mundo

Da esquerda para a direita: capa americana (repetida em outros países), capa dos EUA, Brasil e outros países e, por último: outra capa americana.
Da esquerda para a direita: capa da Polônia, capa da Hungria e por fim a capa da França.

Ficha Técnica

Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Título: Deixe a neve cair
Título original: Let it Snow
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2013 (Brasil) / 2008 (EUA)
Edição: 1ª
Tradução: Mariana Kohnert
Preço: R$ 29,50
Páginas: 336
Formato: 14×21 cm
ISBN: 978-85-7980-175-4
Tags: Romance juvenil, Natal, Young Adult

Curiosidades

A Universal adquiriu os direitos de Deixe a Neve Cair e o filme tem previsão de lançamento para 9 dezembro de 2016 e será escrito por Kay Cannon, responsável pelo filme A escolha perfeita 2. Os produtores serão Scott Stuber (Ted, 47 Ronins, Battleship) e Dylan Clark (Oblivion, Planeta dos Macacos: O Confronto).

Apesar da data de estréia já ter sido definida não se tem informações sobre o elenco, aliás, não se tem mais informações sobre o filme.

O filme já foi lançado e está disponível na Netflix.

No site da Rocco também tem uma entrevista bem legal com os autores, seguem algumas perguntas:

De onde veio a ideia da Cidade do Papai Noel Flobie?

Maureen Johnson: A Cidade do Papai Noel Flobie é baseada na Vila Natalina do Dickens, uma coleção de casinhas colecionáveis da minha mãe. Eu contei a ela que estava escrevendo uma história que envolveria suas casinhas e ela ficou bem animada. Mas ela queria deixar claro para todo mundo que ela jamais iria para a prisão só para tentar comprar uma Casa Natalina do Dickens.

Como vocês tiveram a ideia de escrever Deixe a neve cair?
Foi uma mistura das nossas ideias e das ideias da nossa editora. A editora entrou em contato conosco e perguntou se nós três gostaríamos de trabalhar juntos, e como já somos amigos há anos concordamos imediatamente. Depois de algumas ligações estabelecemos a premissa básica do livro: ele se passaria na Carolina do Norte perto da época do Natal, e haveria uma grande tempestade de neve que causaria diferentes problemas para os personagens envolvidos. (Foi a Maureen quem pensou no trem quebrado. Ela é a maluca.)

Você gostaria de viver em outro corpo que não o seu?
Maureen Johnson: Na verdade, não. Estou acostumada com este. Desejar algo novo nem sempre dá certo — gostar do que já tem me parece mais interessante. Esta é uma das lições do livro: tome cuidado com que você deseja!

Música

Temos que começar essa parte com Fools in Love que é a música que Adeline está ouvindo no conto O Santo Padroeiro dos Porcos. Bom pelo menos imagino que seja a Fools in Love de Inara George.

Achamos também essa playlist, mas confesso que pulei algumas músicas:

Hash-browntastic. from itsjustkawen on 8tracks Radio.

Conclusão

Deixe a neve cair é um livro fofo, leve e descontraído. E é uma ótima época do ano para lê-lo. Recomendamos!

E você já leu Deixe a neve cair? Qual é o seu conto favorito? 

Post publicado originariamente no Blog SoulGeek em 30 de dezembro de 2015

Algumas das imagens: Vendea’s Dream World of Books

Comente!