Você sabia que o Brasil tem uma Inteligência artificial? Eu não sabia, mas vamos conhecer a Amazônia IA a inteligência brasileira.
Você já testou um modelo de linguagem (LLM) desenvolvido para buscar informações sobre o Brasil?
Com performance competitiva com modelos estrangeiros, o Amazônia IA é nativo em português e foi treinado para capturar a riqueza cultural do país.
Segundo pesquisa realizada pelo Google e Ipsos, cerca de 54% dos brasileiros afirmam já ter usado inteligência artificial generativa. O dado revela um cenário não só de interesse no uso da IA pelos brasileiros, como um espaço para oportunidade e desenvolvimento tecnológico no mercado nacional que investirá R$ 23 bilhões em modelos avançados de IA.
Grandes players já estão funcionando em todo o mundo, mas testar uma plataforma que foi criada para destacar a cultura brasileira pode fazer toda a diferença, já que vamos buscar o viés nacional para os assuntos pesquisados. Perguntas básicas como: quem criou o avião? Ou, o que combina com rapadura?, terão respostas diferentes e mais relacionadas ao Brasil em uma plataforma que foi criada para refletir as riquezas do país.
Diante dessa lacuna, a Widelabs, empresa que atua para democratizar o acesso à inteligência artificial, desenvolveu projetos como a Amazônia IA, o primeiro LLM robusto do país nativo em português e com uma performance competitiva com modelos estrangeiros, lançado em julho de 2024 na 5ª Conferência de Ciência e Tecnologia, em Brasília.
O modelo é fruto do trabalho de pesquisadores brasileiros, treinado com dados para refletir uma experiência única valorizando as riquezas culturais e naturais do país.
Para testar a Amazônia IA
Para testar a plataforma Amazônia IA e conferir na prática os seus diferenciais, basta acessar o site https://amazoniaia.com.br/. No ambiente clique no ícone “acessar”, insira seu e-mail e dados (nome e data de nascimento) e configure sua senha. Logo após, um e-mail de confirmação será enviado e na sequência você poderá iniciar seu uso.
Caso queira saber mais sobre a Amazônia IA, Nelson Leoni, CEO da WideLabs, está disponível para discutir como o desenvolvimento de uma IA nativa em português pode trabalhar para impulsionar a inovação no mercado brasileiro de forma acessível e competitiva.
Sobre a WideLabs
A WideLabs é uma empresa brasileira de Inteligência Artificial Aplicada, fundada em maio de 2020, reconhecida por humanizar a tecnologia e criar soluções que combinam criatividade, ciência e impacto real. Em sua trajetória e trabalhando com alguns dos maiores players do mundo, já recebeu dezenas de prêmios em festivais de criatividade e inovação de renome mundial, como Cannes Lions, LIA e Creative Floor. Com uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em negócios, ciência, tecnologia e artes, a WideLabs desenvolve soluções que enfrentam desafios complexos e criam resultados transformadores para empresas e pessoas. Seu propósito é converter o potencial da IA em ferramentas práticas que fazem a diferença na vida dos seus clientes e usuários, sempre equilibrando humanidade, criatividade e rigor científico.
Mais informações em: https://www.widelabs.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/
Sobre o Amazônia IA
O Amazônia IA é o maior modelo de linguagem (LLM) desenvolvido no Brasil, destacando-se pela alta potência computacional e por sua essência única: foi criado para refletir as riquezas do País. Desenvolvido pela WideLabs em parceria com a Oracle, NVIDIA e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Amazônia IA é fruto do trabalho de pesquisadores brasileiros e nasceu nativo em português, treinado com dados que capturam a riqueza cultural e natural do Brasil.
Conheça mais em www.amazoniaia.com.br.
Instagram: https://www.instagram.com/

Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.