Power Bi: Exportar dados Subjacentes

power bi exportar dados subjacentes desabilitado capa 00
Compartilhe o amor

Se você já brincou no Power Bi com certeza já teve seu drama na hora de exportar seu trabalho, pelo menos esse foi meu perrengue essa semana.

Pense, você quebrou a cabeça e finalmente chegou no seu resultado incrível! Você está feliz, só falta entregar o resultado para o seu chefe, e essa é a parte fácil, certo? #SQN

Pedindo ajuda para o Google “exportar dados subjacentes” parecia ser a solução, mas no meu caso a opção estava desabilitada.

nazare confusa gif

É… era sexta-feira treze mesmo, então depois de mais um pouquinho de sofrência criei minha conta corporativa para o Power BI, ativei o usuário premium e… dados subjacentes ainda desabilitados.

Sim, não precisava ter ativado o usuário premium para isso, a solução é mais simples, mas só depois de pesquisar mais que encontrei a solução, então vou deixar aqui registrado porque vai que alguém também está passando dificuldades por aí.

Então, vamos lá. Você vai exportar seu trabalho e se depara com essa telinha malvada dizendo que “você não tem permissão para exportar dados subjacentes”.

power bi exportar dados subjacentes desabilitado 01

Não se desespere ainda porque a solução é simples.

No seu relatório publicado (app.powerbi.com)

Clique na setinha pra baixo ao lado de “Arquivo” e selecione Configurações

power bi exportar dados subjacentes desabilitado 02

Vai aparecer um menu à direita, role a barra de rolagem até o fim. Na parte de exportar dados vai aparecer “dados resumidos”. Clique na seta ao lado de dados resumidos e selecione dados resumidos e dados subjacentes.

power bi exportar dados subjacentes desabilitado 03Depois que você selecionar dados resumidos e dados subjacentes magicamente o botão salvar vai habilitar. Clique nele.

power bi exportar dados subjacentes desabilitado 04Aqui eu tive que dar um F5 para atualizar o relatório e zaz:

power bi exportar dados subjacentes desabilitado 05Chefão derrotado com sucesso, só clicar em exportar e correr para o abraço.

No Power Bi Desktop

No Power Bi Desktop tem a opção para você ativar os dados subjacentes também, mas lembre-se que no desktop você só exporta em .csv.

Clique no menu Arquivo.

power bi exportar dados subjacentes desabilitado 05 power bi desktop 01

Clique em Opções e configurações

power bi exportar dados subjacentes desabilitado 05 power bi desktop 02

Agora na nova tela role a barra de rolagem até o fim, ai você vai ver a seção “Arquivo Atual“. Nessa seção selecione “Configurações do relatório“. Do lado direito, em Exportar Dados, selecione “Permitir que os usuários finais exportem tanto dados resumidos quanto subjacentes do serviço ou do Servidor de Relatórios“. E clique em “OK” ;).

power bi exportar dados subjacentes desabilitado 05 power bi desktop 03Sinceramente ainda não foi bem o que eu esperava, mas resolveu em parte meu problema, espero que resolva o seu também.

Artigo completo (fonte): Nilton Linkedin

Deixe uma resposta