Se você já brincou no Power Bi com certeza já teve seu drama na hora de exportar seu trabalho, pelo menos esse foi meu perrengue essa semana.
Pense, você quebrou a cabeça e finalmente chegou no seu resultado incrível! Você está feliz, só falta entregar o resultado para o seu chefe, e essa é a parte fácil, certo? #SQN
Pedindo ajuda para o Google “exportar dados subjacentes” parecia ser a solução, mas no meu caso a opção estava desabilitada.
É… era sexta-feira treze mesmo, então depois de mais um pouquinho de sofrência criei minha conta corporativa para o Power BI, ativei o usuário premium e… dados subjacentes ainda desabilitados.
Sim, não precisava ter ativado o usuário premium para isso, a solução é mais simples, mas só depois de pesquisar mais que encontrei a solução, então vou deixar aqui registrado porque vai que alguém também está passando dificuldades por aí.
Então, vamos lá. Você vai exportar seu trabalho e se depara com essa telinha malvada dizendo que “você não tem permissão para exportar dados subjacentes”.
Não se desespere ainda porque a solução é simples.
No seu relatório publicado (app.powerbi.com)
Clique na setinha pra baixo ao lado de “Arquivo” e selecione Configurações
Vai aparecer um menu à direita, role a barra de rolagem até o fim. Na parte de exportar dados vai aparecer “dados resumidos”. Clique na seta ao lado de dados resumidos e selecione dados resumidos e dados subjacentes.
Depois que você selecionar dados resumidos e dados subjacentes magicamente o botão salvar vai habilitar. Clique nele.
Aqui eu tive que dar um F5 para atualizar o relatório e zaz:
Chefão derrotado com sucesso, só clicar em exportar e correr para o abraço.
No Power Bi Desktop
No Power Bi Desktop tem a opção para você ativar os dados subjacentes também, mas lembre-se que no desktop você só exporta em .csv.
Clique no menu Arquivo.
Clique em Opções e configurações
Agora na nova tela role a barra de rolagem até o fim, ai você vai ver a seção “Arquivo Atual“. Nessa seção selecione “Configurações do relatório“. Do lado direito, em Exportar Dados, selecione “Permitir que os usuários finais exportem tanto dados resumidos quanto subjacentes do serviço ou do Servidor de Relatórios“. E clique em “OK” ;).
Sinceramente ainda não foi bem o que eu esperava, mas resolveu em parte meu problema, espero que resolva o seu também.
Artigo completo (fonte): Nilton Linkedin
Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.